Um pouco antes da Nina completar 6 meses vi que estavam saindo dois (!) dentinhos de uma vez, mas naquela época era só um inchaço na gengiva. Eu fiquei pensando se ela iria se incomodar… já que sempre foi muito calminha e mal chorava. Não deu outra… alguns dias se passaram e o comportamento da Nina mudou totalmente: parou de dormir com toda aquela facilidade, chorava enquanto mamava (ao invés de mamar com vontade), chorava por nada a qualquer momento… Enfim, virou uma bebê mal-humorada. Mostrei em um dos vídeos no youtube que tinha comprado uns “cotonetes” daquela marca americana Orajel. São cotonetes cheios de um líquido anestésico para passar no local onde nascem os dentes. Antes de usar vi que essas pomadas anestésicas para dentinhos contém benzocaína, um ingrediente que não é recomendado para bebês! Li nesse documento aqui da Associação Brasileira de Odontopediatria que produtos com benzocaína podem causar falta de oxigenação nos tecidos onde a pomada foi aplicada.  Eu resolvi nem testar o Orajel e procurei formas naturais de aliviar a dor dos dentes. Demorei alguns dias mas hoje já está tudo controlado e o comportamento da minha bebê está quase normal :)

Mordedor de banana: Simpatizei bastante com um mordedor em formato de banana, com algumas certas na ponta. Comprei e dei para Nina e… ela simplesmente se apaixonou! Ficou dias com ele direto, coçando a gengiva. Comprei o mordedor aqui.

Camomilina C: Esse produto foi indicado pelo pediatra e é uma solução natural com camomila, alcaçuz, vitaminas C e D3, fósforo e cálcio como ingredientes. Nada mais é do que uma cápsula com um pó que deve ser despejado na boca do bebê ou adicionado a sucos ou leite. Com a Nina não toma nada além do leite materno, eu despejo direto na boquinha dela. Tem dado super certo!

Maça/pêra geladinha: Percebi que a hora de comer ficou bem prazerosa para a Nina depois que os dentes realmente começaram a sair. Acho que ela estava aproveitando para usar a comida que eu oferecia para coçar a gengiva hehehe. Lembrando que eu estou oferecendo pedaços grandes para que ela leve à boca (falei sobre isso aqui). Comecei a oferecer de lanche frutinhas mais rígidas e geladinhas, como maça e pêra. Sucesso total!

Luva para higiene oral: Sempre fiz a higiene horal da Nina com um fraldinha molhada, mas desde que ela começou a comer venho utilizando essa luvinha da MAM. Quando passo nos dentinhos acho que oferece certo alívio, já que ela fica quietinha.

Algumas mães relatam que os filhos tiveram diarréia e febre durante o nascimento de algum dente, mas o incômoda da Nina foi basicamente a dor (ou coceira… não sei exatamente).

A parte boa foi que a chupeta parou de agradá-la, então substituí por um mordedor. E ela deixou a chupeta de lado! Hoje ela ainda segura a chupeta na mão porque adora o bichinho que fica pendurado. Isso não sei como vou resolver.

Compartilhe ❤