Se tem uma coisa que pode ajudar (e MUITO) o seu dia a fluir direito é facilitar a hora de sair com as crianças para a escola. No passado, não dei muita importância para esse momento e fui fazendo as coisas de qualquer jeito. Em alguns meses essa rotina se tornou super corrida, estressante e desnecessariamente cansativa. Hoje vou compartilhar com vocês o que eu aprendi e que me ajudou a simplificar esse processo.

1) Faça uma transição gradual de horários

Se as aulas do seu filho já voltaram, não se desanime. Se a rotina escolar já começou (e está pesando) tente ir adaptando os horários com diferenças diárias de meia hora, quarenta minutos. Por aqui fui botando as crianças para dormir 30 minutos mais cedo na semana anterior ao fim das férias. No dia seguinte fui acordando todo mundo meia hora mais cedo. Com o passar dos dias, chegamos ao horário que acordaríamos durante uma semana normal de aulas. Isso ajuda bastante porque criança com sono não dá certo. Essa dica serve muito bem também caso o horário de verão tenha chegado com tudo na sua casa.

2) Planeje os lanches escolares com antecedência

Na próxima semana eu vou soltar um conteúdo completo (post + vídeo) sobre como eu faço planejamento de refeições aqui em casa. Até lá eu posso já dizer que nada facilitou tanto a minha vida como planejar o que vamos comer em todas as refeições e fazer compras e preparação de acordo. Já planeje com antecedência (uma semana antes) o que seu filho vai levar de lanche em cada dia da semana. Não se esqueça de revisar o menu do dia na noite anterior e fazer algum tipo de preparação, se for o caso.

3) Arrume a mochila na noite anterior

Esse é um hábito super fácil de botar em prática e facilita muito mais do que pensamos. Por mais que seu filho estude no período da tarde, já deixar tudo pronto na noite anterior simplifica bastante o processo de sair de casa. Caso o seu filho tenha que levar mil e uma coisas na mochila, faça uma checklist e confira toda noite na hora de arrumar a mochila. Eu perdi a conta de quantas vezes esqueci de botar refil de pasta de dente ou shampoo nas mochilas das crianças.

4) Separar uniforme na noite anterior

Aqui em casa deixar os uniformes separados na noite anterior sempre foi de grande ajuda. Como eu tenho que garantir que não uma, mas três crianças saiam vestidas de casa, não dá para ficar conferindo todas as peças de roupa na hora de ir pra escola.

5) Explique a rotina para seu filho e peça a colaboração dele

É legal aproveitar essa rotina e explicá-la para seu filho. Explique cada passo e peça para que ele faça uma coisa ou outra. Se ele for mais velho, com certeza vai conseguir fazer bastante coisa. Por aqui tenho a Nina de bebê, mas mesmo assim ela faz uma coisinha ou outra. Ela sempre tenta colocar o sapato, põe o laço na cabeça e coloca o prato na mesa da cozinha depois que termina de comer. Já os meninos, que têm 4 e 6 anos, lavam o rosto, colocam os pratos na pia, se vestem e colocam o sapato. Resolvi fazer e imprimir uma rotina com a parte escrita e desenhos correspondentes (os meninos ainda não sabem ler direitinho) para auxiliar os meninos nessa rotina da manhã e na da noite também (assunto para outro post).

6) Assim como o lanche, programe o café da manhã (ou almoço)

Como disse anteriormente, eu sou grande fã do planejamento de refeições, mas planejar pelo menos a refeição que seu filho irá comer antes de sair já ajuda bastante. Não invente muito no café ou no almoço. Planeje refeições simples e funcionais! Se quiserem posso fazer post com ideias de receitas e preparações por aqui :)

7) Elogie seu filho!

Mais uma vez: aproveite essa rotina! Elogie cada coisa que seu filho fizer direito e sinta-se livre para corrigi-lo quando achar necessário. Os elogios vão incentivá-lo a aprender cada vez mais e tornar-se mais independente.

Eu também fiz um vídeo sobre esse assunto no canal do blog! Você pode conferir logo abaixo e não se esqueça de se inscrever!


 

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem algo a acrescentar… fale aqui embaixo! =) Eu nunca vou cansar de juntar dicas para facilitar o dia-a-dia.

Um beijo!

Compartilhe ❤