Fonte: babyblizz.blogspot.com

Com os meus dois filhos comecei a higienização da boca da mesma forma: primeiro usando uma fraldinha com água para limpar a gengiva e quando os primeiros dentinhos começaram a nascer, eu usei a dedeira. Em algum momento no ano passado eu achei que a dedeira já não funcionaria e passei a usar escova e creme dental sem flúor. A hora de escovar os dentes dos meninos era sempre muuuuito trabalhosa: eles morriam de medo da escova! Ficavam gritando como se estivesse doendo.  Depois que escolhi uma dentista e os levei para uma consulta, tudo ficou muito fácil! Ela passou várias dicas que facilitaram bastante a minha vida. Hoje eu posso dizer que o momento da escovação já normal para os meus filhos.

Fui orientada pela dentista a fazer o seguinte:

        – Escovar os dentes dos meninos 3 vezes ao dia, depois das principais refeições.

        
        – Não dar nada com muito açúcar nos lanches, já que eles não escovariam os dentes logo após. 
     
       – Se não conseguir realizar todas as escovações do dia descentemente (porque criança não é fácil hehehe) tentar focar na limpeza após o jantar: limpar a língua com o limpador, passar fio dental entre os dentinhos que são bem próximos e escovar os dentes.
Juntando o que a dentista me disse com o que eu vivi/aprendi, aqui vão as dicas:

      Tenha sempre duas escovas: Tenha uma escova para você escovar os dentes do bebê e outra para ele mesmo tentar. Enquanto você faz o trabalho pesado, ele se distrai e já vai aprendendo. No meu caso escovo os dentes deles com uma escova unitufo e entrego para eles uma escova de dentes infantil normal. 
     Escova unitufo: Essa escova tem um alcance melhor e a cabeça é bem pequena, o que incomoda menos o bebê e facilita a limpeza dos dentes de trás.

 Fio dental divertido:  Depois da dica do RoteiroBaby, eu comprei esse fio dental aqui. Foi super útil, porque além de ser de fácil manuseio, ainda distrai a criança.

 Escovar os dentes no banho: A dentista me sugeriu que eu entregasse as escovas com creme dental para que meus filhos escovassem os dentes enquanto eu desse banho. Assim eles criariam a noção de que só estariam limpos depois de também escovarem os dentes.
 Momento família: Criar um momento para o papai e a mamãe escovarem os dentes junto com o bebê. Exemplo, né gente?

Eis aqui os acessórios que eu uso:

 1. Fio dental infantil DenTek: comprei no ebay, desse vendedor aqui.
 2. Escova unitufo: comprada em farmácia.
 3. Escova dental infantil: também comprada em farmácia.

Espero que isso ajude, gente! Um beijo!

Veja mais posts sobreescova de dente, saúde bucal
Compartilhe ❤