Ontem precisei mandar lanche para os meninos comerem na escola e as compras da feira já tinha quaaaase terminado. Para garantir uma lancheira razoável para eles, eu resolvi fazer um bolo de chocolate. Dessa vez nem me preocupei em procurar uma receita-base na internet e fui fazendo de acordo com o que eu achei que estava bom (depois de assar bolos muitas vezes na vida). E o melhor: fui usando o que tinha na dispensa! Eu não sei nem como explicar a alegria que eu sinto quando uso tudo o que tem em casa, sem desperdiçar.

bolo

O que eu usei? Duas xícaras de farinha especial sem glúten (comprei pronta, mas normalmente é uma mistura de fécula de batata, farinha de arroz e polvilho), uma xícara e meia de açúcar mascavo, três colheres de sopa de óleo de coco, 2 xícaras de água quente, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 3 ovos e uma colher de chá de fermento.

Comecei misturando os ovos e o óleo. Na hora de botar o leite vegetal, percebi que não tinha nenhum aqui e resolvi usar água mesmo! Como o leite que eu uso normalmente é meio gorduroso (leite de coco), resolvi compensar colocando um pouco mais de óleo. Depois misturei o cacau, o açúcar, a farinha. Não usei batedeira nem liquificador, bati na mãe mesmo, com o fouet. Por ultimo coloquei o fermento e misturei um pouco mais.

Depois disso não tem segredo algum. Assei o bolo por 35 minutos, na temperatura média do forno. Rendeu um bolo pequeno mais vários bolinhos menores ainda. Acho então que essa receita rende um bolo normal :)

Compartilhe ❤